Tags

Aqui em casa somos todos loucos por tomates. Em forma de molho, sopa, em rodelas, picadinho, na salada Caprese e seco ao azeite, todas as manhãs. Tomates são lindos e versáteis. Procuro comprar sempre os orgânicos, ainda mais bonitos. Minha busca diária ( a sua também, provavelmente) é por receitas práticas, rápidas e saudáveis. Um dos pratos mais gostosos que fiz nos últimos tempos foi uma imitação dos tomates recheados que a Martha, cozinheira boliviana habitante do meu coração, fez na casa da minha amiga Cláudia, em La Paz. Essa temporada na Bolívia rendeu muita inspiração culinária… Eis a receita:

Ingredientes:

  1. Arroz Ritto 7 cereais cozido e temperado ( pode usar outro tipo de arroz)
  2. Seis tomates
  3. 5 dentes de alho amassados
  4. Sal e folhas frescas de manjericão a gosto
  5. Azeite
  6. Queijo ralado ou em fatias
  7. Proteína adicional (se desejar)

Eu fiz assim:

Cozinhei Arroz Ritto 7 cereais integrais com quinoa e linhaça, temperei com azeite, sal, alho e manjericão. Peguei cinco tomates, tirei as tampinhas, retirei o miolo (que aproveitei em outras receitas) temperei por dentro e por fora com alho amassado e sal e preenchi com o arroz temperado. Cobri os tomates com queijo e levei ao forno em uma travessinha com azeite e um dente de alho por uns 20 minutos, mais ou menos. O resultado é uma delícia! O azeite que sobra no fundo da travessa é perfumado e saboroso. O recheio empresta sabor ao tomate e vice e versa. Acompanhamento prático e diferente para variar o cardápio.

Dicas:
Essa receita é perfeita para utilizar sobras. Pode ser de arroz temperadinho, queijos fortes picados com ervas, ou o que você tiver em casa. Vai bem pra receber visitas de última hora ou para uma salada mais charmosa em dia de festa. É só captar a ideia e fazer do seu jeito.

(Publicado no blog “As borboletas de fevereiro” em 15 de janeiro de 2010)

Anúncios