Eu adoro as sobremesas inglesas. O crumble, definitivamente, está entre as minhas preferidas. É uma receita muito fácil, deliciosa, versátil, com poucos ingredientes e muito menos calórica que uma torta ou bolo normal.

A ideia é simples: frutas cozidas por baixo, farofa crocante por cima, forno para bronzear. A receita surgiu na Inglaterra, durante a Segunda Guerra Mundial, quando as provisões eram escassas e não era possível abusar das farinhas, gorduras e açúcar.

Já fiz crumble muitas e muitas vezes. Tentei fotografar em quase todas, mas nunca consigo uma boa imagem. Até as comidas são ou não fotogênicas, acredite. Por isso acabei pescando essa foto linda do YummiDish, que encontrou uma boa solução de montagem do crumble com sorvete.

O preparo é rapidíssimo, não leva mais que 20 minutinhos, veja só:

Ingredientes:

  1. Quatro maçãs cortadas e descascadas (se for demorar a preparar a receita regue as maçãs com suco de limão para que não escureçam).
  2. Meia colher de sopa de açúcar demerara (para o cozimento das maçãs)
  3. Meia colher de sopa de canela (para o cozimento das maçãs)
  4. Duas colheres de sopa de farinha de trigo
  5. Duas colheres de sopa de aveia em flocos finos
  6. Duas colheres de sopa de açúcar demerara (para a cobertura)
  7. Duas colheres de sopa de manteiga gelada
  8. Uma colher de sopa de canela (para a cobertura)
  9. Extrato de baunilha (a gosto)

Eu fiz assim:

  1. Coloque a maçã, o açúcar e a canela e o extrato de baunilha (se for o caso) em uma panela pequena. Cubra com água e deixe ferver até amolecer. Escorra bem e arrume as maçãs cozidas no fundo de um refratário de menos de 20cm de diâmetro.
  2. Em uma tigela misture a aveia, farinha de trigo, açúcar, manteiga e canela, fazendo uma farofa com as pontas dos dedos.
  3. Coloque essa farofa por cima das maçãs. Cubra tudo, mas não aperte, é pra ficar rústica mesmo.
  4. Leve ao forno médio por uns 20 minutos, até ficar moreninha.
Dicas:
  1. Sirva quente, com sorvete de creme. O calor e textura do crumble em contraste com o frio e maciez do sorvete fazem a festa na boca.
  2. Por outro lado, crumble gelado também é uma delícia!
  3. Além das maçãs você pode usar frutas vermelhas, pêra, ruibarbo, ameixas, pêssegos ou a fruta doce que quiser. Mas atenção com o açúcar pra não ficar doce demais.
  4. Se tiver castanhas moídas em casa pode misturar à cobertura para dar um charminho.
Anúncios