Eu e minha filha temos uma intolerância moderada à lactose. Suportamos derivados como queijo e doce de leite, mas tomar leite de vaca puro é certeza de uma crise de rinite ou bronquite. Sempre senti falta de um bom leite vegetal para substituir. Usamos o de soja muito tempo, mas além do sabor modificar muito as receitas, eu ando meio cismada com os resultados das pesquisas sobre efeitos da soja no organismo.

Quem trouxe a solução foi minha amiga Bianca Balassiano, que mandou pra mim uma coleção de receitas de leites vegetais. Comecei testando o de amêndoas e estamos todos apaixonados. Fica perfeito, lisinho, ótimo para o nosso chocolate quente de toda noite.

Além de ser gostoso, o leite de amêndoas é rico em ferro, cálcio e zinco, diminui o colesterol ruim, aumenta o colesterol bom. (mais informações nesse link da revista Viva Saúde).

Ingredientes:

  1. A proporção é de quatro xícaras de água filtrada para cada xícara de amêndoas.
Eu fiz assim:
  1. Deixe as amêndoas de molho de um dia pro outro
  2. Bata no liquidificador com três xícaras de água.
  3. Passe para um coador de pano, apertando para sair o leite.
  4. Depois de coar bem, bata o que restou da amêndoa no coador com mais uma xícara de água no liquidificador.
  5. Coe novamente e está pronto para  beber.
Dicas:
  • Se for usar esse leite para receitas, você pode enriquecê-lo com aveia.
  • É excelente para fazer vitaminas de frutas, mingau, molho branco, bolos, etc.
  • Dura dois dias na geladeira.
  • Não jogue fora o pó da amêndoa. Acrescente azeite de oliva e ervas para fazer uma pastinha deliciosa.
  • É possível fazer com castanha do pará, castanha de caju e nozes, mas eu ainda não testei.
