Eu adoro tortilla de batata espanhola, mas fiz poucas vezes por causa da preguiça de virar no prato e colocar de novo na frigideira. (Assumo que às vezes sou perezoza na cozinha, por isso o nome do prato.)

Até que minha filha achou esse vídeo do Jamie Oliver com uma receita facilitada de tortilla – rústica e muito gostosa.  Tentei fazer na minha frigideira de vidro, mas ela gruda muito. Acabou dando trabalho e resolvi comprar uma frigideira que também vai ao forno para facilitar a minha vida. Minha receita é um pouco diferente dessa do Jamie Oliver, vejamos:

Ingredientes:

  1. Azeite de oliva (mais ou menos meia xícara)
  2. Quatro batatas grandes, bem lavadas, cortadas em pedaços pequenos, com casca e tudo
  3. Uma cebola grande (roxa ou branca)
  4. Seis ovos
  5. Sal, pimenta e noz moscada a gosto
  6. Uma xícara de queijo parmesão fresco ralado na hora (se for de saquinho melhor nem usar, estraga a receita. Pode até ser outro tipo de queijo, contanto que seja fresco e ralado na hora)
Eu fiz assim:
  1. Coloque o azeite na frigideira, refogue nele a cebola e a batata até que fiquem bem macios.
  2. Bata os seis ovos, acrescente á receita misturando bem com as batatas e cebola. Precisa ficar bem misturadinho.
  3. Cubra com o queijo ralado e leve ao forno por uns 15 minutos.
  4. Coloque em um prato (para não arranhar sua frigideira na hora de cortar as fatias) e sirva.
Dicas:
  • O Jamie Oliver joga os ovos e mistura na frigideira, mas eu prefiro bater antes de jogar para garantir que a tortilla vai crescer um bocadinho mais.
  • O queijo é opcional.
  • Você pode descascar as batatas. Eu só descasco quando é o jeito.
