Essa é o tipo de receita que me faz vibrar: rápida, prática, saudável e leve. Porque uma das coisas de que não gosto em mousse de chocolate é aquele cheiro de ovo (não tem jeito, eu sinto) e o fato de quase sempre usar claras cruas. Além disso é muita gordura: chocolate, ovo, creme de leite… até que achei essa solução mágica para a mousse dos dias especiais. Vejam só que coisa mais surpreendente: a base é abacate!

Ingredientes:

  1. Um abacate (ou avocado) bem maduro.
  2. Duas colheres de sopa de cacau em pó
  3. Quatro colheres de sopa de mel (pode ser de abelha, de milho (Karo), de agave.
  4. Uma colher de sopa de extrato de baunilha ou gotas de essência (opcional).
Eu fiz assim:
.
É rapidíssima: amasse o abacate ou avocado e bata tudo no liquidificador.  Quanto mais bater, mais leve, cremosa e aerada. Se ficar difícil misturar, acrescente duas colheres de sopa de água filtrada, mas não muito para não ficar aguado.
.
Dicas:
.
-Essas medidas são para o meu paladar. Você pode colocar mais ou menos mel, pode trocar o cacau pelo chocolate em pó, do jeito que preferir.
Não tem gosto de abacate. Nenhum, eu garanto! Fica uma mousse bem leve.
.
.
