Aconteceram mudanças drásticas na minha cozinha. Semana passada fui a uma consulta com a nutricionista Luciana Ayer, no Rio de Janeiro e depois de uma hora e meia de orientações e conversa, construímos um novo padrão de alimentação para mim. Posso resumir o novo rumo em uma lei: consumir o mínimo de industrializados possível. As frutas, legumes, leguminosas, tubérculos, grãos e cereais integrais são a base do meu forte, os reis do pedaço. Laticínios, farinhas, soja e industrializados  são vetados. É um desafio – mas eu sou corajosa! O lixo diminui, a conta no caixa do supermercado também. Já sentimos a diferença na disposição e no sono. Mas haja criatividade da cozinheira para mudar tanto e agradar ao paladar de três pessoas!  Felizmente, tem dado tudo certo. O primeiro prato salgado que fiz foi esse quibe de grão de bico e cenoura, muito prático e delicioso. Fez sucesso e já garantiu espaço no cardápio da nossa vida nova.

Ingredientes:

  1. Duas xícaras de grão de bico
  2. Uma xícara de trigo para quibe
  3. Um pimentão pequeno (da cor que você quiser)
  4. Meia cebola pequena
  5. Uma cenoura grande, crua
  6. Quatro dentes de alho
  7. Quatro colheres de sopa de manteiga derretida (sim, manteiga pode!)
  8. Um bom punhado de coentro fresco
  9. Pimenta síria (é opcional, eu adoro!)
  10. Sal a gosto
  11. Pimenta do reino e noz moscada a gosto
  12. Quatro colheres de sopa de molho de tomate.
Eu fiz assim:
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  1. Comece cozinhando o grão de bico na água com sal.
  2. Coloque o trigo para hidratar por uma hora, cobrindo com água. Pode ser de um dia pro outro, se isso facilitar pra você.
  3. Em um processador, triture o pimentão, alho, cenoura, cebola e coentro. Adicione o trigo hidratado e bem escorrido, o grão de bico cozido e bata bem.
  4. Acrescente a manteiga derretida e o molho de tomate e continue triturando. Quanto mais, melhor.
  5. Depois passe para um recipiente, coloque os temperos (sal, pimenta, noz moscada) e misture bem.
  6. Leve a uma forma, faça riscos com faca para marcar as porções e ficar bonito.
  7. Asse em forno médio por uns 20 minutos, até ficar douradinho.
Dicas:
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  1. Fica bom com os acompanhamentos tradicionais, homus, tabule, arroz com lentilhas, mas também vai bem só com uma saladinha.
  2. Os temperinhos são do seu jeito. Acrescente e retire como quiser.
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