O prato especial na casa da minha avó sempre foi o Peixe à Delícia. Descobrimos essa maravilha nos restaurantes do Mucuripe, aqui em Fortaleza. Nos meus aniversários e nos da minha avó esse era o menu, sempre.  Já na minha própria  casa eu não faço peixe, então adaptei o prato usando berinjelas. A versão original leva creme de leite e queijo, mas eu fiz uma adaptação sem laticínios, usando só o leite de coco e ficou muito, muito gostoso. Essa receita serve quatro pessoas boas de garfo. Para mais ou menos, é só adaptar a quantidade de berinjela.

Ingredientes:

  1. Quatro berinjelas (eu gosto de usar as pequenas, orgânicas)
  2. Dezesseis dentes de alho (aproximadamente dois dentes por metade de berinjela)
  3. Uma xícara de azeite de oliva
  4. Sal, pimenta do reino, orégano e outras ervas à gosto (para o tempero da berinjela)
  5. Uma colher de sopa de manteiga
  6. Meia cebola picadinha
  7. Um vidro grande de leite de coco
  8. Uma caixinha de creme de leite (pode substituir por mais leite de coco, 200ml)
  9. Uma xícara de coentro picadinho (pode substituir por salsinha e cebolinha)
  10. Quatro bananas grandes
  11. Manteiga para fritar as bananas
  12. Oito fatias de queijo mussarela ou coalho (opcional)
  13. Meia xícara de castanha de caju picada para finalizar o prato (opcional)

Eu fiz assim:

  1. Corte as pontas das berinjelas, abra-as aos meio, no sentido do comprimento. Com uma faca ou garfo, faça vários furos e cortes. Isso é importante para que os temperos penetrem.
  2. Faça uma mistura com o azeite, alho, sal, pimenta, óregano e ervas. Passe essa mistura nas berinjelas. Se puder esperar meia hora ou mais antes de assar, melhor.
  3. Coloque as berinjelas em uma assadeira untada ou antiaderente e deixe no forno por aproximadamente uma hora. Esse tempo vai depender do poder do seu forno, mas o objetivo é que fiquem bem assadas. Um cheiro bom invade a casa nesse momento, acredite.
  4. Prepare o molho branco: refogue a meia cebola na manteiga até ficar transparente. Coloque o leite de coco e o creme de leite, se for usar. Desligue o fogo. Adicione  o sal, pimenta no reino, noz moscada e por fim o coentro (ou salsa).
  5. Corte as bananas em fatias médias, frite na manteiga.
  6. Com as berinjelas assadas, finalmente, monte o prato colocando as fatias de banana por cima de cada metade de berinjela. Cubra cada uma com as fatias de queijo (se for usar) e por fim com o molho.
  7. Finalize com a castanha de caju picada (é opcional, mas fica o máximo) e leve ao forno por uns 10 minutinhos para gratinar.
  8. Sirva com arroz branco, soltinho.

Dicas:

  1. O molho feito com o leite de coco como base já fica cremoso, mas se você quiser pode engrossar com um pouco de maisena. Ou usar a sua receita tradicional de molho branco.
  2. Sempre examine bem as suas berinjelas à procura de lagartinhas antes de começar a usar. Vale a pena comprar uma quantidade maior de berinjelas do que o pedido na receita, caso você ache alguma surpresinha dentro delas.
  3. Feijão verde é um bom acompanhamento para esse prato! 
Anúncios