Gersal é gergelim com sal, um temperinho fácil de fazer e que faz maravilhas pela nossa saúde. Primeiro porque quando usamos o gersal na comida, à mesa, estamos consumindo muito menos sal do que o usual. Segundo porque o gergelim – ou sésamo – é rico em vitaminas B1, B2, excelente fonte de cálcio, zinco e selênio (uma ajudinha para nossas tireóide) e rico em antioxidantes. Além disso tudo, é prático e rápido: você faz um monte de uma vez, guarda em um vidro e vai usando no dia a dia. Depois de um tempo fica difícil voltar a usar o sal comum. Na minha versão, acrescentei ervas secas, usando esse mix que minha madrinha Thelminha trouxe da Suíça.

Ingredientes:

  1. Uma xícara de sal marinho (qualquer tipo)
  2. Três xícaras de gergelim amarelo
  3. Três colheres de sopa de ervas desidratas (eu usei orégano, salsa, cebolinha, você escolhe a que quiser!)

Eu fiz assim:

  1. Torre o gergelim em uma panela (seca) e vá mexendo em fogo baixo até que comecem a pular.
  2. Acrescente o sal e as ervas secas e bata em um multiprocessador ou liquidificador. Não precisa bater até virar um pó fino, o ideal é triturar a maioria das sementes, já que isso potencializa os benefícios do gergelim.

Qualquer tomatinho cortado ganha outra vida com gersal por cima, vai por mim! : )

