Tags

,

Imagem

Comi muffins salgados maravilhosos na Starbucks de São Paulo ano passado e não consegui esquecer. Acho uma opção linda, prática e gostosa de comidinha. É legal pro lanche da escola, pra receber amigos, para levar em um pic nic… por isso não sosseguei até fazer minha própria versão em casa. Achei uma receita de Parmesan Muffin no blog da Cinara e adorei, pois confio de olhos fechados em tudo o que ela publica. Fiz algumas modificações e todo mundo aqui em casa curtiu muito o resultado. Esse lindo prato de dois andares ficou vazio bem rápido. : )

Ingredientes:

1 e 3/4  xícara de farinha de trigo

Uma colher de sopa de açúcar

1 e 1/2 colher de chá de fermento em pó

1/2 colher de chá de bicarbonato

1/2 colher de chá de orégano

Uma xícara de parmesão fresco, ralado na hora

1 e 1/4 de xícara de creme de leite

1/4 de xícara de manteiga derretida

1 ovo grande

Noz moscada e pimenta do reino a gosto

Eu fiz assim: 

Muffin é muffin, então o método sempre vai ser de secos e molhados. Você separa duas tigelas: em uma delas, mistura os ingredientes molhados (creme de leite, ovo, manteiga) e na outra, os secos (farinha, açúcar, fermento, bicarbonato, orégano e meia xícara de parmesão).

Depois coloca os ingredientes molhados na tigela dos secos e mistura até incorporar. Não é pra bater, não é pra usar batedeira, é só mesmo para deixar tudo mesclado. Esse é o segredo do muffin.

Com ajuda de uma colher de sorvete, coloque a massa em uma forma de muffin untada, cubra com queijo parmesão e leve ao forno médio pré-aquecido por uns 15 minutos, até dourar.

Não deixe passar do ponto no forno, ou ele vai ficar seco e perder a graça.

Você pode colocar também tomate seco picado, salsinha, cebolinha, manjericão, os temperos que quiser.

Não adianta usar aqueles saquinhos de parmesão em pó. São horríveis. Tem que ser o fresco mesmo. Minha marca preferida é o Faixa Azul.

Não use forminhas de papel. O tostadinho de fora na forma untada vai fazer toda diferença.

Anúncios