Tags

, ,

Imagem

Parece um milagre, mas é verdade: esse bolo existe, é delicioso, saudável e fácil de fazer. Já testei essa receita muitas vezes desde que a conheci, com várias modificações. Só não postei antes porque precisava da forma perfeita – eu não tinha nenhuma forma de bolo inglês, por incrível que pareça. Encontrei uma dupla linda da coleção especial da Tramontina, meio bege, meio dourada, uma beleza.

Fiz os primeiros testes com aveia, mas depois mudei para a mistura de farinhas sem glúten da Schär. Existem várias receitas de mix de farinhas, mas optei por usar essa já pronta, para começar minha transição nas receitas.

O resultado é um bolo leve e muito fofinho. Não é muito doce, portanto você pode acrescentar açúcar mascavo, mel, néctar de agave, se quiser.

Ingredientes:

Duas bananas muito, muito, muito maduras, quase pretas.

Uma colher de sobremesa de canela (ou mais, se você gostar)

Uma colher de sobremesa de cacau em pó

1/4 xícara de óleo (usei canola, o ideal é qualquer óleo leve e sem sabor)

Uma colher de sopa de extrato de baunilha

Dois ovos inteiros

Uma xícara de mix de farinhas sem glúten

1/2 xícara de uvas passas – preta ou dourada, tanto faz.

Uma a duas colheres de sopa de açúcar ou mel (opcional)

Eu fiz assim: 

Em uma tigela de louça ou vidro, bata bem os ovos com um fouet. Bater bem é deixá-los claros e sem cheiro forte. Se quiser usar a batedeira, fique à vontade, eu fiz com fouet mesmo. Depois acrescente as duas bananas amassadas, o óleo, baunilha, canela e vá misturando com uma colher. Em seguida adicione a farinha, as passas, o cacau, o mel ou açúcar (se for usar) e por último, o fermento. Dê mais uma misturada até que todos os ingredientes estejam incorporados, não precisa bater muito.

Unte a forma com óleo, distribua a massa e leve ao forno por cerca de vinte minutos, fazendo o teste do palito no meio para ver se sai sequinho.

É só isso? É, só isso mesmo.

Se for adepto, polvilhe açúcar e  canela por cima na hora de servir. É muito bom com café. : )

Uma dica: 

O site Sem glúten sem Lactose também vende produtos da marca Schär.

Anúncios