Tags

Quando minha amiga Chris me falou dessa receita, fiquei curiosa. Confesso que antes de fazer e comer esse bolo, eu duvidei de que fosse dar certo. Se você está duvidando também, eu entendo, amiga(o). Como é que pode uma combinação tão simples resultar em uma delícia com tanto sabor de Natal? E assim, saudável, fácil e rápido de fazer, bonito? É ótimo para dar de presente no Natal, ou ter como opção na ceia para quem está de dieta ou não pode comer glúten/lactose. Ele não tem adição de açúcar, mas fica bem doce por causa das frutas. Parece um panetone, só que melhor que os industrializados. Ok, é feio elogiar a própria comida, vou parar.

Ingredientes:

Quatro xícaras de frutas secas (usei damasco e passas, mais ou menos 500g)

Uma xícara de suco de laranja

Uma xícara de farinha sem glúten (usei a mistura da Schär, mas pode usar farinha de trigo)

Uma colher de sopa de extrato de baunilha (opcional, sou viciada)

Uma colher de sopa de chia hidratadas em cinco colheres de sopa de água. (opcional)

Uma colher de sopa de fermento em pó

Eu fiz assim:

Hidratei as frutas secas no suco de laranja e baunilha, por meia hora. Hidratei também a chia, pelo mesmo tempo.  Depois misturei as frutas, a chia, a farinha e o fermento, depositei em forma forrada com papel manteiga, arrumei, alisei e levei ao forno médio por 30 minutos. Só isso? Só. Eu juro.

Da próxima vez vou tentar fazer direto na forma, sem papel,  untada de algum óleo leve, como canola. Acho que vai ficar mais bonito ao desenformar.

Claro, pode trocar as frutas, fazer um mix. Já estou com ideias de variações para testar. ImagemImagem

