Demorei a postar essa receita porque sempre achei que esse hambúrger não é muito fotogênico – mesmo sendo um dos maiores hits da minha cozinha. Todo mundo adora e foi depois do pedido entusiasmado de uma amiga (oi, Clara!) que decidi postar logo essa delícia.

O hambúrger de grão de bico é uma versão ampliada do falafel e com uma moldagem e preparo um pouco diferente. O legal dessa receita é que você pode fazer um montão, congelar e preparar bem rápido quando necessário.

Ingredientes:

Duas xícaras de grão de bico seco
1/4 de xícara de azeite de oliva dos bons
Uma abobrinha média ralada
Uma cenoura grande ralada
6 a 8 dentes de alho amassados
Uma cebola pequena picada (usei a roxa)
Um punhado de coentro ou salsa, a gosto
Um punhado de cebolinha picada, a gosto
Sal
Pimenta do reino e noz moscada ralados na hora, a gosto

Eu fiz assim:

– Antes de tudo, lave bem o grão de bico e deixe de molho por umas 10 horas. Troque a água durante o processo.

– O segundo passo é escorrer essa água, dar mais uma lavada nos grãos, colocar no processador junto com todos os ingredientes de uma vez e apertar o botão. Só isso.

– Deixe processar até virar uma massa. Gosto de tirar do processador, passar para uma bacia para ajustar os temperos.

– Trabalhe a massa fazendo bolinhas, depois amasse em forma de hambúrger (eu uso um aro próprio para isso, mas dá pra fazer com as mãos).

– Asse na frigideira bem quente com pouco azeite de oliva, apertando bem com as costas da colher. Veja bem, não é fritar, é quase grelhar.

– Acrescente outras ervas e temperos que você quiser, troque as verduras, o sabor fica de acordo com o seu gosto. Esse aí é meu combo preferido, mas às vezes acrescento orégano.

Anúncios