bolosemfarinha1

Uma fatia de bolo com uma xícara de chá ou café ao lado faz minha alma sorrir. Porém, não tenho tempo nem paciência para receitas que exigem muitas manobras com a batedeira. Prefiro sempre aqueles bolinhos de uma batida só e por isso fiquei muito curiosa quando vi esse bolo de chocolate sem farinha do livro da Carolina Ferraz.
Ele funciona mesmo! É uma delícia e resulta em um brownie, doce na medida. A ausência da farinha não faz dele um bolo light – açúcar e manteiga reinam soberanos. Mas é uma boa opção para quem quer tirar o glúten da dieta.
Fiz para receber minha afilhada aqui em casa e todo mundo adorou. Peguei a receita no site do canal GNT.

Para a massa:

200 g de manteiga sem sal
5 ovos (colocar a clara e a gema)
6 colheres de sopa de açúcar
100 g de coco ralado
1 xícara de chá de chocolate em pó ou Nescau
1 colher de sopa de fermento

Para a calda
Meia lata de leite condensado
1 colhere de sopa de manteiga sem sal
Meia xícara de chá de chocolate em pó ou Nescau
Meia xícara de chá de leite

Chocolate em pó para polvilhar na forma

A única coisa que fiz foi derreter a manteiga e misturar tudo em uma tigela, com um garfo. A receita indica o uso de liquidificador, mas só misturei na mão mesmo. Não precisa bater, é só incorporar bem os ingredientes. Untei e polvilhei a forma, levei ao forno pré-aquecido por 25 minutos e tirei após o teste do palito.

A calda que fiz foi metade da receita original, suficiente para cobrir bem o bolo. Cortei em quadradinhos e servi como brownie. Eu nunca corto retinho, pretendo comprar em breve essa forma da Wilton.

No dia seguinte, geladinho, fica ainda melhor.

