IMG_0150

Com essa profusão de publicações, sites e canais de culinária que surgem todos os dias, eu quase não compro mais livros de receitas. Para que eu pense em comprar, é preciso que o produto tenha uma proposta muito original, além de ser lindo, com fotos incríveis e projeto gráfico impecável. (Sou chata e exigente, eu também acho.) Por tudo isso, há tempos eu desejava loucamente o livro A pequena cozinha em Paris da Rachel Khoo, que acabei de ganhar da Editora Intrínseca. Ele pontua alto em todos os meus itens de exigência.

A ideia é clara e simples: Rachel Khoo é inglesa, foi estudar na Cordon Bleu de Paris e escreveu um livro sobre o básico da culinária francesa da forma mais prática possível, sem complicações. Ponto.

Para cozinheiros sem pretensões, como eu, é o livro perfeito para entender as bases da comida do dia a dia em Paris. Quiche Lorraine, crème brûleé, gratins, galletes, oueufs en cocotte, está tudo lá, facilitado e explicado com um pouco da história de cada receita ou ingrediente. Perfeito. Mesmo no meu caso, que não cozinho nada com carnes, o livro vale a pena pelas receitas com legumes, ovos, queijos, além de ideias e inspirações para culinária vegetariana.

Não lembro como conheci a Rachel Khoo exatamente, acho que foi indicação da minha  Luciana, mas recordo perfeitamente do impacto que me causou o seu vídeo com a receita de quiche lorraine

Como fã da Nigella, eu era acostumada à sua cozinha enorme, cheia de milhões de utensílios, coleções de cortadores de biscoitos, pisca-pisca, batedeira Kitchen Aid, geladeira de duas portas e tudo no estilo fancy e superlativo que eu adoro na Nigella.

Mas eis que surge a linda e minimalista Rachel Khoo, cozinhando em uma micro cozinha, usando fogão de duas bocas e trabalhando a massa da quiche em uma bacia de ágata com as bordas levemente quebradas. Parecia uma estudante de intercâmbio, fazendo uma comida incrível com o básico de recursos.

O projeto gráfico é muito agradável, o papel é off set (que eu acho perfeito pra livros de culinária) e a produção das fotos é impecável, dos vestidinhos da Rachel aos utensílios da casa.

Espero ter tempo para testar as receitas em breve. Por enquanto, ele ganha cinco estrelinhas.

Anúncios